O Clube Centenário de Formiga recebeu este nome porque foi inaugurado exatamente quando o município completou 100 anos de emancipação político-administrativa, no dia 6 de junho de 1958. Se consolidou como um clube social e de lazer bastante tradicional e renomado em Formiga.

Entretanto, a história do Clube Centenário começou em 1954, quando o ex-prefeito Sócrates Bezerra de Menezes disponibilizou uma área próxima à Praça Ferreira Pires para erguer a obra. Era necessário que fosse organizada uma sociedade recreativa, que foi presidida pelo médico Affonso Henrique Braga.

Desde a inauguração, o salão nobre do Clube Centenário passou a ser bastante requisitado para festas de aniversário, casamento, bailes de formatura e outros eventos sociais. Depois, foi construída a sede social, a partir do ano de 1990.

O clube tem, hoje, cerca de 1.300 sócios cotistas e mais de 5.000 dependentes, além de aproximadamente 200 contribuintes individuais.

Desde a fundação até os dias atuais, muita coisa mudou no Clube Centenário de Formiga. As instalações foram sendo modernizadas a cada ano, novos espaços foram criados, diversas atividades foram implementadas e muitas novidades surgiram. A evolução não para.

Sede Social

A história da sede social do Clube Centenário começou em 1954, quando o então prefeito de Formiga Sócrates Bezerra de Menezes sancionou a Lei 239, que cedia uma área no entorno da Praça Ferreira Pires à sociedade recreativa e cultural que primeiro se organizasse juridicamente e se denominasse “Clube Centenário”. Um dia após a promulgação da lei, a diretoria da sociedade recreativa realizou sua primeira reunião.

Mesmo com apoio político do prefeito e isenção de diversos impostos municipais, era difícil executar a obra, por questões financeiras Para viabilizar a construção foram realizadas festas e campanhas para arrecadar verbas, além de um mutirão liderado por Josevir Ribeiro (Virico), que comandou as obras.

A sede social do Clube Centenário tem uma arquitetura imponente, ladeada pela escadaria que liga a Praça Ferreira Pires ao Museu Histórico Francisco Fonseca e conta com um salão nobre, onde já foram realizados diversos bailes, festas de formatura, aniversário, casamento, além de sediar eventos importantes e históricos para a cidade. Um rico arquivo fotográfico está disponível no clube, e é um verdadeiro relicário da história da sociedade formiguense.

No local funciona também a secretaria do clube, o espaço conta ainda com salas para atividades como ginástica localizada, step, yoga, pilates, massagem, ballet e karatê. Hoje, parte do prédio da sede social é alugada para a Câmara Municipal.

Sede Campestre

A sede campestre do Clube Centenário foi idealizada 1990, durante a gestão de Walter Arantes. Está construída em um terreno de 70 mil metros quadrados, próximo à “Lagoa do Josino”. Em setembro daquele ano, houve a apresentação da maquete da obra e o lançamento da pedra fundamental, assim os trabalhos foram iniciados.

A maior parte dos sócios naquela época não tinha alternativa de lazer além do que era oferecido na sede social, por isso, reivindicaram um espaço campestre para se divertirem. No ano de 1991, a primeira etapa da obra foi concluída e o local passou a contar com portaria, lanchonete, sanitários, sombrinhas de fibra e calçamento em certos trechos.

Ainda na primeira gestão de Walter Arantes, foram construídos dois campos de futebol adulto, um campo de futebol infantil, quatro quadras de peteca, duas quadras de vôlei, uma quadra de tênis, uma piscina ornamental, uma piscina de competição, de 25 por 10 metros, praia com trampolim, dois bares e a residência do caseiro.

Naquela época também foram feitas diversas melhorias: iluminação da sede campestre, cercamento do local, plantação de gramas, calçamento dos acessos internos, construção do poço artesiano, projeto hidráulico e elétrico, construção da comporta que controla o nível de água da lagoa, portaria de entrada, arborização, peixamento, construção de 200 metros de praia.

A sede campestre conta, atualmente, com quatro piscinas, sendo uma semiolímpica, uma piscina média, uma piscina infantil e uma piscina aquecida; três campos de futebol society e um campinho infantil; quadras esportivas para a prática de peteca, vôlei, futsal e tênis; quadra de futevôlei; salão de festas; academia de musculação; sala de ginástica (jump e step); saunas feminina e masculina; bares; parquinhos para as crianças; estacionamentos; prainha; quiosques e uma ampla área de lazer.